quinta-feira, 3 de maio de 2007

resenha: Los Porongas

Los Porongas - "Los Porongas" (SenhorF Discos,2007)
É fato que o rock precisa de espaço para criar e quanto mais presente em diversidades regionais, melhor para todos. O rock do norte brasileiro precisa ser melhor apreciado, o rock do norte tem tudo para mostrar talento e força.Graças a festivais como Festival Varadouro e graças ao selo/revista Senhor F esse cenário já tem um referencial e começa a ser descoberto por todos nós.Dessa região, especificamente do Acre, vem o Los Porongas.Esses candeeiros da amazônia, respaldados pelo grande sucesso em shows no circuito Acre-Rondonia, o grupo vem conquistando um séquito de admiradores e hoje é tido por muitos da imprensa como forte promessa no cenário musical brasileiro.

Los Porongas é formada por Diogo Soares (vocal e letras), João Eduardo (guitarra), Márcio Magrão (baixo) e Jorge Anzol (bateria),esta na ativa desde 2003, seu primeiro disco foi Enquanto Uns Dormem, um single com 8 faixas lançado em 2005 pela Catraia Records.Cartão de visita pronto, participaram de um punhado de festivais, ganharam a admiração também pela força de suas apresentações e finalmente assinaram com o selo Senhor F. E o selo de Fernando Rosa novamente acertou , pois de lá pra cá a banda tem passado por uma crescente aparição na mídia, sempre municiados de elogios, sequência de shows pelo Brasil, participação em grandes festivais e prontos para alçarem vooes mais altos.

'Los Porongas' é o oitavo lançamento da Senhor F Discos, foi gravado e produzido por Philippe Seabra. Com esmero na arte da capa, produção caprichadissima....o som do grupo foi multiplicado e consegue espelhar o que é a banda ao vivo. São onze canções, paltadas por uma cozinha bem treinada e forte, vocal seguro de Diego e conduzidas com esmero por letras de cunho poético.Musicalmente a banda me remete aos saudosos anos 70/80.Num cenário atual onde ser engraçadinho, esquisitinho, tristinho soa mais alto....o som do deses candeeiros é um diferencial, ponte forte por fazerem rock básico, com letras bem elaboradas, com reforço de pitadas regionalistas. Guitarras e baterias fortes, em canções assobiaveis, ora acenando por rifs hard rock, ora remetendo ao glorioso rock brasileiro da década de 80 e com um jeitão nas letras tipico de sua região.Sintetizam bem essa urgência local por um casamento entre a tradição e o olhar no futuro. Destaques para "Nada Além", "Tudo ao Contrário" e "Suspeito de Si".Bela estréia.Com esse disco, imediatamente me veio a mente um disco brasuca do inicio da década de 90 com a mesma veia e maior regionalismo nas canções, a estréia do Jorge Cabeleira e o Dia em Que Seremos Todos Inúteis.
músicas :
01 - Esperlho de Narciso
02 - Lego de Palavras
03 - Nada Além
04 - Enquanto Uns Dormem
05 - Tudo ao Contrário
06 - Não Há
07 - Subvertigem
08 - Suspeito de Si
09 - O Escudo
10 - Como o Sol
11 - Ao Cruzeiro


Dado Villa Lobos e Los Porongas - Mais Do Mesmo

2 comentários:

Anônimo disse...

nossa, eu pisco 1 olho e vc ja colocou outra resenha!
you're the best!

Anônimo disse...

sou do rio e gostaria de divulgar essa banda aqui:
http://www.myspace.com/bandanocturno
muito boa!