terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Faixa-a-faixa - Sn00ze(2006)



[rafael]
Bom, o CD é organizado como um vinil duplo, com “04 lados” linkados com a arte de Duardo… analisando cada faixa, essas são minhas percepções gerais.
[fabinho]
Como compositor ativo de 10 das 12 canções, procurei completar as impressões dele com dados da feitura das músicas, estórias e outras impressões.
Lado 1
01 – WORDS FOR YOU
[rafael]
Depois do barulhinho da agulha e ruídos de vinil, entra a bateria sampleada de Keith Moon (The Who), e minha virada na seqüência imitando-o. É um rock stoniano que mostra de cara uma das facetas do álbum, temos aqui muitas guitarras temperadas com gaita, cow-bell, pandeirola e backing vocais.
[fabinho]
Os riffs foram idéias distintas que CJ levou lá em casa pra trabalhar. O que fizemos foi “colar” literalmente uma na outra. Nada muito original, Lennon e McCartney fizeram muito isso… Ao rabiscar a letra posteriormente foi que fiz a melodia vocal (um processo típico meu). É bom registrar que essa música foi a primeira arranjada pelo quarteto recém-formado com a chegada de Marcelo, e desde então abriu todos os shows da banda.
02 – LOSER’S KISS
[rafael]
Clínio Junior assume os vocais nesse rock sobre amor, que tem um som massa de teclados e um final meio violento, com muitas guitarras. Nos refrões, guitarras dedilhadas e violões.
[fabinho]
CJ tinha uma melodia na cabeça e conta que a música saiu toda de uma vez, “vomitada”. Inclusive o riff de bateria na introdução veio pronto! Os timbres de guitarra tentam uma aproximação com Cocteau Twins, MBV e Pale Saints.
03 – FADO
[rafael]
Vem emendada e ataca de forma dura inicialmente, mudando radicalmente quando a voz de Fabinho entra, algo doce e contemplativo. Acho que é a melhor performance vocal da história da Snooze, interpretação soberba do brô. No final tem um trabalho muito legal de guitarras com phasers, junto com a sujeira “bigmuff” de CJ.
[fabinho]
Essa música é em Dó, que muda pro Fá, daí que Fa-Do era um título de trabalho que a gente nunca se esforçou pra rebatizar. Na gravação, gosto bastante dos backings de CJ e Marcelo! Junto com “the song of our lives” foi das primeiras músicas compostas pela parceria DeOliveira/ Guimarães (ou seja, eu e Clínio).
04 – LOVE&DEATH (NO CONCLUSIONS)
[rafael]
Decididamente é o lado das guitarras, aqui rola até um solinho de talk-box, cortesia de Léo Ximenes. A primeira pista pro experimentalismo do disco está aqui também: uma mudança de clima no meio deixa tudo mais denso, e a volta ao refrão segue a mesma onda, antes do grand finale. A letra cita “Only You” do Portishead e sua cantora Beth Gibbons.
[fabinho]
Eu sou muito fã de Spiritualized, CJ é muito fã de Spaceman3, e apesar de não termos mais o “Spaceboy” na banda, a parte B da música bebe diretamente nas pirações de J. Spaceman, com pitadas de Sonic Youth. A letra eu fiz com Maíra, que assim como eu é apaixonada por Beth Gibbons. O título é um roubo do roubo. Woody Allen tem um filme batizado “Love & Death” (no Brasil “A última noite de Boris Grushenko”), que por sua vez pegou emprestado de um romance do russo Léo Tolstoy.



Lado2
05 – SUNSHINE
[rafael]
Um espaço maior, agulhinha de vinil, e entra a canção mais pop do disco, melodia ensolarada, bem Beatles, com banjo, metais e flauta. Marcelo fez uma música muito linda, e canta com a alma também. Foi sua primeira contribuição para a Snooze como compositor.
[fabinho]
“Rise and shine”! A melodia é muito bonita mesmo. A condução baixo/ bateria é das mais simples, mas casou bem. Às vezes, menos é mais.
06 – THE SONG OF OUR LIVES
[rafael]
Outra pra tocar a alma, com arranjo bem construído, num clima “folk com Teenage Fanclub”. A gaita de Julio Vasconcelos rouba a cena, valoriza e muito a canção.
[fabinho]
Gosto de vários pequenos detalhes: o fato de estar numa tonalidade diferente (SiBemol), as três vozes que vão se complementando, e as diversas influências convergindo no arranjo final…
07 – SNOOZING ALL THE TIME
[rafael]
Dos tempos de Daniel Garcia, essa. A canção mesmo é curta e “acústica”, com uns samples de David Bowie e The Who no início e fim da faixa. Fabinho soa descompromissado e sonolento, funciona. Depois a música caminha para um lado mais experimental, lembrando Sonic Youth.
[fabinho]
Insisti em retomar essa música pro novo disco, porque notei que na época que a gente a tocava (1996), ela ficava meio perdida no repertório, e agora os trabalhos de guitarras (na época era só uma) tem mais a ver com a proposta. A parte final foi usada na abertura da peça “A Cantora Careca”!
08 – SING
[rafael]
Finalizando o Lado B temos essa surf-song com letra do amigo Saulo Coelho e noises de guitarra bem legais. Outra referência aos sixties de uma maneira distinta de “Sunshine”: agora são palmas, e timbres saturados de guitarra, como as bandas de surf music instrumental da época.
[fabinho]
Na verdade Saulo apareceu em minha casa com a letra mais a melodia cantada, com a métrica e tudo. O meu “trabalho” foi achar os acordes e transformar em música. O mérito é todo dele! A banda a toca desde 2001, ainda com Mauro na formação. A música acabou crescendo bastante em estúdio, é a versão definitiva.



Lado 3
09 – “UM RESFRIADO
[rafael]
Aqui temos a ironia do título em português, só que a música é instrumental… Fizemos para uma peça de teatro e o Léo Sant’anna fez um som bacana de theremin, parece trilha de filme de terror… Tem uns efeitos e filtros no som de bateria que curti bastante. Passei a gostar mais ainda dela quando Sílvio da Karne Krua me era a predileta dele neste disco…
[fabinho]
Uma grande viagem, que começou sem grandes pretensões, mas acabou virando uma faixa rica, com diferentes sonoridades. A parte aproveitada na peça foi a introdução e o que segue em modo “repeat” – o que não acontece no disco, sem passar para as outras partes. Ah! “Um resfriado” era parte da fala do personagem da peça (o bombeiro). Falar em bombeiro, Rafael mandou muito bem…
10 – THE SKY AND THE RAIN
[rafael]
Um rock bacana, parceria de Fabinho com Gilberto Monte do Tara Code (BA). Não sei dizer com o quê parece, acho bem “snooze” e no meio rolam umas idéias bem legais de arranjo e vocais…
[fabinho]
GM tocou comigo e Rafael numa blues band local, antes de se mudar para Salvador, e ele freqüentemente tocava pra mim esse som – na época, instrumental – em afinação aberta, típica do blues. Aprendi a tocá-la, e sempre gostei de brincar com essa afinação. Anos depois percebi que ele nunca a havia usado e tomei a liberdade de torná-la uma música do Snooze, com letra viajandona.
11 – FUCKED-UP KID, ETC.
[rafael]
Essa é a outra contribuição de Marcelo Moura no disco, dessa vez em parceria com Fabinho. É a mais lenta e melancólica, escrita em compasso ternário. Acabou ganhando um arranjo de cordas, que ficou bem legal. Assim como as outras faixas do “lado 3”, ela nunca foi tocada ao vivo.
[fabinho]
Feita em uma noite apenas, quando eu e Marcelo partimos da letra deprê, terminando com talvez a música mais ousada da banda. Gosto bastante da progressão dos acordes, um verdadeiro salto comparado aos três acordes ramonianos da primeira fita, 10 anos atrás. Os arranjos de cordas foram feitos primeiramente em SP por Norberto Vinhas, um guitarrista muito importante pras Alagoas, e terminado intuitivamente por nosso Dr. Música Hugo, que gravou as violas fazendo overdub, em Aju.
Lado 4
12 – STAY WITH ME/ noiserockisthejazzofthefuture
[rafael]
Aqui é nossa viagem pelo barulho, a metade dos mais de 12 minutos é noise total, algumas pessoas não devem chegar até o fim da faixa, haha. Eu, particularmente, prefiro a parte “musical”, antes de rolar a jam e improvisos no estúdio… o refrão “come back baby, stay with me” é um dos mais fortes no CD.
[fabinho]
Clínio tinha essa “letra” rabiscada num pedacinho de papel, e eu tinha uma música a ser terminada. Casamento perfeito, vozes muito bem colocadas, e todo aquele resto, resultado das várias sessões de improvisação coletiva pelos shows em Aracaju. O “nois-e-rock” é a trilha de bateria virada ao contrário, obviamente descontruída, ou melhor, destruída pela barulheira infernal.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dos 3 links de MP3, soh o do George Belasco consegui abrir.

Eittanoise disse...

Marcinha,

já corrigi o problema, pode baixar.
Obrigado.
Abração!!!