sexta-feira, 14 de março de 2008

Violins

Violins - A Redenção dos Corpos (2008)

Ouço Violins como quem lê um bom livro regado por excelentes trilhas. E musicalmente a banda tem percorrido um caminho consistente onde a ferocidade das guitarras tem sido o fio condutor, amparadas em melodias fortes, com mudanças repentinas de ritmo. E nessa levada, tem sido evidente sua evolução como banda desde Grandes Infiéis.

Partindo de um conceito central para os seus discos, a banda lapidou sua música de forma que as canções pudessem ser expressadas da melhor maneira possível, exalando sentimento,feito uma trilha mesmo.É o que encontramos em Grande Infiéis e suas invocações sobre mentira/infidelidade. Já em Tribunal Surdo a banda mergulha na violência, radiografando nossa sociedade canibalesca, conseqüência direta de erros tão primários, como o nosso individualismo. E a receita? Camadas e mais camadas de guitarras.

"A Redenção dos Corpos" traz violência também, mas a violência da alma, na alma, aquela que gera todo o mal exposto em Tribunal Surdo. A Busca da religiosidade, o comercio dessa fé e a descrença atual é o que conduz o disco. A divisão do disco em duas partes distingue os rumos musicais que a banda tem trilhado, ora encharcado de guitarras, ora intimo e calmo. Para onde irão agora? Espero que nos dois.

Sentado perante essa tela, me deparo ouvindo "Festa Universal da Queda" provavelmente pela 30ª vez, talvez mais.A reflexão que as letras de Beto provocam vem ao encontro de muita coisa que me afeta,que mexe comigo e me pertuba. A fé no ser humano é latente, a desilusão com o modo como muitos vivem é algo que evoca tristeza e lamentação em tempo integral, porém ninguém baixa a cabeça e insistimos tentar nos erguer. Religiosidade e vontade de lutar... eis o nosso mote.

Com discurso forte, inteligente e habilidosamente bem conduzido, as letras de Betão são as melhores no cenário nacional.Ninguém discute violência, fidelidade, Deus e a falta de esperança no mundo de maneira tão elegante e direta. É um disco para ouvir como quem reflete sua vida ou encontra companhia para suas crenças. É um soco no estomago? sim sim...acredito até mais forte do que o anterior.Disco clássico de uma das duas únicas bandas do rock nacional que conseguem me emocionar atualmente.

Os destaques ficam para "A Guerra Santa", "Longo Karma", "Rei Pornô", "Exemplar do Fundo do Poço" e a melhor " Festa Universal da Queda".



Parte 1
1.A Busca
2.Exemplar do Fundo do Poço
3.A Guerra Santa
4.Padre Pedófilo
5.Rei Pornô
6.Corpo e Só
7.Manobrista de Homens

Parte 2
8.Entre o Céu e o Inferno
9.Festa Universal da Queda
10.Longo Karma
11.Problema Meu
12.O Pregador
13.Terrorista Justo
14.Fim da Música como Arte

6 comentários:

Anônimo disse...

Não os conhecia... escuto essa semana e te deixo um comentário.

Wanderley Dias disse...

Gostei muito de sua resenha. Super construtiva e bem elaborada. Ainda para fechar, você fala da Violins,rsrsrs, valew..
Só uma dúvida, qual a outra banda que te emociona atualmente?

SERGIO RICARDO disse...

Cara, você tinha que trabalhar com isso.
Tua resenha foi muito boa, apesar de eu não conhecer a banda.

Abs

SERGIO RICARDO disse...

Cícero!!

Gostei muito do som da banda! Meio deprê, mas bom!

abs

Anônimo disse...

Olá, Aldemi, aqui o Fernando que editava o Rockets Fanzine.
Cara, sou muito fã de Violins, umas das minhas bandas prediletas, e vejo que você gosta tanto assim também.
Que disco maravilhoso, também não paro de escutar. Continuo escutando muito o Tribunal Surdo, e agora Redenção de Corpos estão sempre tocando aqui no meu quarto e no carro.
Espero que eles toquem aqui em São Paulo.
Um abraço.

Anônimo disse...

E qual seria a outra banda do rock nacional que consegue te emocionar, Aldemi?

O disco, de fato, é ótimo.
A banda me surpreendeu bastante, vida longa ao Violins!